Bob Esponja Calça Roubada?
Por Érico Assis
O cartunista Troy Walker abriu um processo bilionário contra a Nickelodeon, suas empresas-mãe Viacom e Paramount Studios e o animador Stephen Hillenberg. O motivo: ele diz que a idéia de Bob Esponja Calça Quadrada foi roubada de cartuns, tiras em quadrinhos e um boneco que ele criou e comercializou durante a década de 90.
Walker quer nada menos que 1,6 bilhão de dólares pelo uso não-autorizado de sua idéia.
O personagem do cartunista chamava-se Bob Spongee - uma esponja de cozinha com olhos, braços e pernas que vivia com a esposa Linda e a filha Bubbles (bolhas). Walker produziu mil bonecos pregando olhos em esponjas de cozinha, como esse aí do lado, vendidos a 3 dólares pelo correio, especialmente no Estado da Califórnia.
Bob Esponja estreou na TV em 1999, creditado ao animador Stephen Hillenberg. O personagem estrela sua própria série de desenhos animados, já teve um longa-metragem e atualmente rende bilhões de dólares em licenciamento, estampando todo produto infantil imaginável.
Troy Walker diz que um dos episódios do desenho animado, "Sponge for hire!", é "prova irrefutável" do plágio. A tira que ele vendia junto com os bonecos trazia exatamente a frase "Sponge for Hire!", com a história de seu Bob Spongee procurando emprego.
A Nickelodeon limitou-se a dizer que considera a ação "sem fundamento". E a Viacom já informou aos advogados de Walker que considera que os dois personagens "não são substancialmente similares".
FONTE? O velho e bom OMELETE
É parece que o Esponja não é tão idiota assim.
Nenhum comentário:
Postar um comentário